12/09/2019

Setembro Amarelo




{Ouça enquanto lê  }

Adiei muito a fazer esse post.

Adiei por não me sentir efetivamente curada da carreta emocional que passou por cima de mim.

Porém, como uma paciente em tratamento por transtornos psicológicos, me sinto na obrigação de relatar todo o meu processo e como o suicídio passa pela cabeça de no mínimo 2 a cada 3 pessoas que passam por qualquer doença psicológica.

Bem, durante alguns meses desse ano eu tinha um post it fixado no meu celular descrevendo "motivos para viver". A maior parte dos motivos são coisas cotidianas e que me fazem sentir feliz e grata por ter, Segue abaixo alguns deles:

- Abraçar alguma pessoa que eu amo
- Visitar meus avós e assistir algum programa de TV com eles
- Abraçar a minha gata
- Ir a um show com a minha prima, pois nos divertimos muito em shows
- Vestir minhas roupas mais estilosas
- Lembrar que é só uma fase e tudo isso vai passar!

São motivos cotidianos e que geralmente ninguém da muita bola, não é mesmo? Esse é o lado da doença psicológica que considero o lado do "copo meio cheio": passei a realmente querer passar tempo de qualidade fazendo o que amo e com quem amo! Essa doença não me fez buscar a cura apenas para um problema pontual. Talvez, eu esteja me curando de coisas que eu nem sabia que poderia estar guardando, o tal famoso: lixo emocional. O corpo joga pra fora mesmo! 

Passei e ainda passo noites em claro, com insônia. Porém, nem se compara com o inferno que já vivi de ir dormir sem saber se iria acordar. De ter crises homéricas de madrugada debaixo do chuveiro frio e em um impulso talvez eu desse cabo a minha própria vida ali mesmo. É duro admitir isso, mas é a realidade. A doença da mente faz você se distanciar de tudo que antes te dava alegria e prazer. Você se fecha e se torna ainda mais triste. Porém, SEMPRE há um restinho de energia ali pra gente se levantar e tentar mais uma vez. A esperança não pode morrer. É por isso que é tão importante uma rede de apoio pra essa pessoa que está vivendo em uma crise depressiva ou um transtorno de pânico, ou às vezes até mesmo os dois e outras várias doenças psicológicas que temos por aí. Você pode alimentar essa esperança na pessoa   ou você pode não fazer nada e ver a pessoa se afundar sozinha ali, pois muitos não vão ter forças de se erguer sozinhos. Talvez não seja fácil ajudar uma pessoa nessas condições, mas muitas vezes você pode salvar uma vida.

Eu deixo aqui um abraço muito apertado pra quem está passando por uma situação assim. Eu não sei qual é sua dor, mas vivi e convivo (de forma muito mais branda) uma dor que eu JAMAIS imaginei viver na vida! Deixo aqui toda a minha solidariedade a quem está em busca se tratamento e confie! É difícil mesmo se adaptar aos remédios (quando necessário), é difícil fazer exercícios físicos (é maravilhoso para o tratamento de doenças psicológicas) e é difícil achar um psicologo que se encaixe conosco ( é imprescindível pra quem está se tratando e para todos que são rede de apoio), mas a gente se encontra no meio de tudo isso e realmente o período punk passa! Confie! Desejo luz a todos vocês! 

Em caso de emergência, ligue para o Centro de Valorização a Vida: 188
 
Layout criado e codificado para o blog Alquimia Interativa | Cópia proibida © 2015